sábado, 21 de julho de 2012

Receita para tingir algodão cru com chá preto

Pessoal ... eu acho essa dica super útil!

Antes de tingir o tecido de algodão é necessário lavá-lo para remover a goma. Bom, eu fiz assim: deixei de molho durante mais ou menos duas horas, lavei e deixei de molho de novo (pra não manchar). Depois coloquei pra secar, sem torcer.
Agora vamos ao tingimento...
Para cada litro de água, utilize dois saquinhos de chá preto.
1º - Ferva a água
2º - Assim que a água entrar em ebulição, coloque o chá, 1 col (sopa) de sal (para fixar a cor) e deixe ferver por mais 5 minutos.
3º - Retire os saquinhos e coloque o tecido.
4º - Deixe ferver por mais 10 minutos.
5º - Desligue o fogo e deixe o tecido de molho por mais 20 minutos (quanto mais tempo, mais escuro fica o tecido, você pode até deixar menos do que 20 minutos).

Dica: caso queira reutilizar o chá para tingimentos posteriores, conserve-o na geladeira.

Espero que gostem ...

Beijinhos e até a próxima!

3 comentários:

  1. Olá Danielle, obrigada por me seguir =D
    Já sigo você também viu .. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Dani!,em primeiro lugar...vc é linda!,tambem tenho uma Dani linda na minha vida(Daniela!),minha filha,rsrs,só que não entende nada de artesanato,rsrs,é Advogada,mas a maezinha aqui,ama artesanato e faço sempre para ela e minha nora(Ivana),as novidades que encontro.Quero te agradecer pela receitinha como tingir algodão crú,adoro bonecas de pano,e este efeito tingido,fica parecendo as bonecas antigas,não é mesmo?,ví várias receitas,mas meu coração quis apostar na sua dica!,bjs linda e muito obrigada...

    ResponderExcluir